2010 - Participação Especial PNQS

O SIMAE de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, recebe certificado de participação especial no prêmio nacional da qualidade em saneamento – PNQS ciclo 2010

O Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto -SIMAE de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, recebeu no dia 29 de novembro/2010, em Belo Horizonte - MG, o Certificado de participação especial “Rumo a Excelência” – Nível II concedido pelo Comitê Nacional da Qualidade ABES (CNQA) pela forma como conduz a sua gestão e por atingir destaque positivo na avaliação do desempenho no Ciclo 2010 do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS).

O PNQS é uma iniciativa da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) para reconhecer as empresas brasileiras de saneamento que adotam em seu sistema de gestão o Modelo de Excelência em Gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), nos procedimentos administrativos e atendimento ao cliente. O PNQS é a mais alta honraria de reconhecimento em gestão do saneamento no Brasil e um dos prêmios de maior importância das Américas.

Em 2010 o SIMAE candidatou-se ao PNQS Nível II 500 Pontos, submeteu seu Sistema de Gestão à avaliação externa por meio de um Relatório com a descrição de suas práticas alinhadas a uma série de requisitos que compõem os critérios de excelência de gestão do PNQS (Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados). Além da análise do relatório houve uma visita de verificação efetuada por uma dupla de Examinadores da ABES que ocorreu no período de 28 a 30 de setembro/2010, cujo objetivo foi de verificar a aderência das referidas práticas de gestão aos requisitos de cada critério de excelência, respectivamente. Em 2008, em processo idêntico, o SIMAE foi contemplado com o troféu Nível I 250 pontos, denominado, “Compromisso com a Excelência”.

O SIMAE é o primeiro Serviço de Água e Esgoto a conquistar a certificação deste nível no Estado de Santa Catarina e um dos poucos do Brasil. A cerimônia de entrega da premiação foi realizada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte - MG.

O evento contou com a participação do Presidente da International Water Association (IWA) – Mr. Glen Daigger, do Presidente da Empresa Portuguesa das Águas Livres S/A - Dr. João Fidalgo, do Governador do Estado de Minas Gerais – Sr. Antonio Anastasia e de diversas autoridades dos governos federal e estaduais, vinculadas ao setor de saneamento básico, além de dirigentes e colaboradores das empresas vencedoras. O SIMAE foi representado nesta oportunidade pelos Servidores: Sr. Aluir Flemming – Diretor Adjunto e Representante da Direção no Comitê da Qualidade e Sra.Valdirene Aparecida Dorini – Assessora da Qualidade.

A Diretora Presidente do SIMAE, Sra. Elisabet Maria Zanela Sartori, destaca que “o SIMAE ao longo de sua existência, tem primado pela busca de uma gestão eficiente e, para que esta base se mantenha segura está passando por inúmeras, longas e operosas fases de readequação tecnológica e administrativa em todos os seus setores. A conquista do Certificado é um reconhecimento a uma série de ações planejadas e executadas pela nossa equipe de Servidores e demonstra que as estratégias definidas rumo à nossa visão, de sermos reconhecidos como referência nacional de serviço público municipal em água e esgoto, estão sendo executadas de forma progressiva e coerentemente”.