Água > Mananciais

MANANCIAL SUPERFICIAL

Rio do peixe

O Rio do Peixe nasce da eclosão de água de uma fratura do basalto milenar da Serra do Espigão (a uma altitude de 1.250 m) no município de Calmon, perto da divisa com o Estado do Paraná. A partir de sua nascente ele percorre transversalmente o Estado de Santa Catarina de Norte a Sul numa distância aproximada de 300 km. A bacia hidrográfica do Rio do Peixe é drenada por 3.803 rios e córregos, possui área territorial de 5.238 km² e perímetro de 425 km. A exutória da bacia ocorre no reservatório formado pela hidroelétrica de Itá (a uma altitude de 387 m), no Rio Uruguai, município de Alto Bela Vista.

O Rio do Peixe apresenta grande oscilação de vazão, mas a média anual se situa nos 119 m³/s.

O Rio do Peixe é o integrador do Meio Oeste Catarinense e a região compreendida pela sua bacia hidrográfica é formada por 26 municípios. As cidades de Caçador, Rio das Antas, Videira, Joaçaba, Herval d’Oeste, Luzerna, Capinzal, Ouro, Ipira e Piratuba utilizam o Rio do Peixe como fonte de abastecimento de água.

A Fatma é o órgão ambiental responsável pelo monitoramento da qualidade da água do Rio do Peixe. Informações acesse: http://www.aguas.sc.gov.br/sirhsc/index.jsp?idEmpresa=20

 

MANANCIAL SUBTERRÂNEO

Os mananciais subterrâneos, também conhecidos como aquíferos são formações geológicas constituídas por rochas capazes de armazenar e transmitir quantidades significativas de água.

Na região Oeste de Santa Catarina existem dois tipos de aquíferos predominantes:

a. Aquíferos Porosos

Ocorrem nas chamadas rochas sedimentares e constituem os mais importantes aquíferos pelo grande volume de água que armazenam e por sua ocorrência em grandes áreas. Em nossa região destaca-se o aquífero poroso Botucatu, também conhecido como Aquífero Guarani.

b. Aquíferos fraturados ou fissurados

Ocorrem nas rochas ígneas e metamórficas. A capacidade destas rochas em acumular água está relacionada à quantidade de fraturas existentes. Em nossa região destacam-se os aquíferos fraturados em formações rochas do tipo basálticas, como é o caso da Formação Serra Geral.

Localidades atendidas pelo SIMAE com manancial subterrâneo

Joaçaba

• Linha Bonitinho – Aquífero Serra Geral
• Distrito Industrial – Aquífero Serra Geral
• Nova Petrópolis – Aquífero Guarani
• Santa Helena - Aquífero Guarani

Herval d’Oeste:

• Linha Barreiros – Aquífero Serra Geral
• Perpétuo Socorro - Aquífero Serra Geral
• Sede Belém - Aquífero Serra Geral

Luzerna

• Linha Limeira - Aquífero Guarani
• Vila Kennedy - Aquífero Serra Geral