Água > Água

A quantidade da água existente na terra é praticamente a mesma que existia a centenas de milhões de anos, quando se formou a primeira nuvem e a primeira chuva. Contudo a água muda continuamente o seu estado físico, resultando os fenômenos de : evaporação, precipitação, escoamento superficial, infiltração e percolação. Isto resulta no que chamamos de ciclo hidrológico.

O ser humano que se desenvolve em meio aquoso no corpo materno, desde o nascimento até a morte não pode ficar privado de água por mais de 03 a 04 dias.

A água da superfície livre, dos mares, rios e lagos está em constante evaporação. Ao evaporar-se, aumenta extraordinariamente de volume, e com isto diminua sua densidade. A diminuição da densidade relativa da água em relação ao do ar, faz com que o vapor d´água se eleve na atmosfera, formando nuvens, em consequência da condensação desse vapor, a água se precipita sob a forma de chuva, neve ou granizo.

Ao cair sobre a terra, parte da água escoa-se na superfície, formando córregos, riachos e rios que vão ter aos lagos e mares. Outra parte infiltra-se no solo, desta, uma porção vai alimentar os lençóis subterrâneos e outra parte é usada pelos vegetais que depois eliminam parte pela transpiração.

Todo o ser vivo, animal ou vegetal, necessita de água para sobreviver.

No organismo a água desempenha importante papel na circulação, respiração, na assimilação das substâncias nutrientes e na eliminação de resíduos (através da urina, dejetos e transpiração). Esta água eliminada tem que ser recuperada pelo organismo quer seja pela ingestão direta, quer seja pelos alimentos.

O adulto precisa ingerir diariamente cerca de dois litros de água como bebida, e mais um litro que integra os alimentos sólidos.

A água constitui cerca de 80% do corpo humano. Quando esta percentagem cai abaixo de 70 %, ocorre a diminuição da capacidade funcional e produtora do homem, podendo inclusive chegar a morrer por auto-intoxicação.

 

Segundo a qualidade, a água é encontrada nas seguintes formas:

Potável :a que é própria para o consumo humano, pelas suas qualidade organolíticas (odor e sabor), físicas químicas e bacteriológicas, ou seja, água potável é a que não contém germes patogênicos, nem substâncias químicas, além dos limites de tolerância,nem possue aspecto desagradável.

Poluída : é a água que contém substâncias que modificam suas características e a tornam imprópria para o consumo.

Contaminada : é a água que contém germes patogênicos.