Prêmios

 

2008 - Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento


O SIMAE conquista um dos mais importantes Prêmios de Saneamento das Américas

A base que sustenta uma organização de saneamento é composta por um sistema de abastecimento de água e um sistema de esgotamento sanitário, onde a população tem acesso a estes serviços em condições ideais, ou seja, seguindo as premissas: QUANTIDADE, QUALIDADE, CONTINUIDADE, CONFIANÇA e CUSTO adequados.

O SIMAE, ao longo de sua existência, tem primado na busca de uma gestão eficiente e para que esta base se mantenha segura está passando por inúmeras, longas e operosas fases de readequação tecnológica e administrativa em todos os seus setores.

Em 2006 ficou decidido, tanto pela Diretoria, como pelo Corpo Funcional, que uma nova fase deveria ser iniciada: o processo de GESTÃO DA QUALIDADE. O encaminhamento da implantação deste processo levou o SIMAE à contratação de Assessoria Especializada e à instituição de um Comitê da Qualidade e estes juntamente com o Corpo Funcional da organização promoveram o desenvolvimento de todas as etapas que levaram, no ano de 2008, à candidatura do SIMAE ao Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS Ciclo 2008 Nível I Troféu Quíron Bronze.

O PNQS é um prêmio de reconhecimento concedido às empresas de saneamento brasileiras que adotam em seu sistema de gestão o Modelo de Excelência em Gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), que é a mais alta honraria de reconhecimento em gestão de nosso país. O PNQS é considerado um dos prêmios de maior importância no saneamento das Américas. O PNQS é um sistema que delineia a gestão para a excelência empregando os critérios de Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados, a exemplo dos prêmios Malcom Baldrige Quality Nacional Award nos Estados Unidos da América e o European Quality Award, na Europa.

Para concorrer ao PNQS, o SIMAE submeteu seu Sistema de Gestão à avaliação externa por meio do Relatório de Gestão com as práticas da empresa e Visita de Verificação in company . Esta avaliação foi efetuada por uma dupla de auditores especialmente designada pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (instituição promotora do PNQS) que analisou o Relatório de Gestão e em seguida fez uma visita (nos dias 25 e 26.09.2008) para verificar a aderência das práticas de gestão do SIMAE aos requisitos de cada critério de excelência respectivo.

No dia 24 de Outubro de 2008 a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), responsável pela organização do PNQS, anunciou que o SIMAE, entre diversas empresas de saneamento de grande porte do Brasil, havia conquistado o prêmio.

O SIMAE de Joaçaba, Herval d´Oeste e Luzerna é o primeiro Serviço Municipal de Água e Esgoto a conquistar este prêmio no Estado de Santa Catarina e um dos primeiros no Sul do Brasil. A cerimônia de entrega da premiação ocorreu no dia 18 de novembro de 2008 em Porto Alegre, RS e foi acompanhada de Seminário de Benchmarking entre as empresas vencedoras do ciclo 2008. O SIMAE foi representado nesta oportunidade por grupo de servidores e sua diretoria. A Sra. Maria Carlesso Doré (na ocasião Prefeita do Município de Luzerna) participou deste evento e foi designada para proceder a entrega do troféu Quíron Bronze à direção do SIMAE representada pela Sra. Elisabet Maria Zanela Sartori (Diretora) e Sr.Aluir Flemming (Representante da Direção no Comitê da Qualidade).

Além do troféu, a premiação contempla uma vaga em Missão de Estudos, que em 2008 foi desenvolvida na Itália no período entre 05 e 13 de dezembro e nesta missão o SIMAE foi representado pelo Sr. Aluir Flemming.

Após o desenvolvimento de todo este processo, a diretora do SIMAE, Sra. Elisabet Maria Zanela Sartori, conclui que: “a conquista do PNQS vem em reconhecimento a uma série de ações planejadas e executadas pela nossa equipe de servidores e representa a conquista do primeiro passo rumo à nossa visão, de sermos reconhecidos como referência nacional de serviço público municipal em água e esgoto”.

Quíron – figura da mitologia grega, era um centauro filho de Crono (Saturno) e da ninfa Filira, que foi adotado pelo deus Apolo. Quíron representa a união do instinto animal e da razão Apolínea. Configura, principalmente, a natureza da cura que a pessoa pode oferecer aos outros. Segundo a mitologia grega, Quíron é considerado o primeiro cientista, médico e professor a ocupar o mundo dos mortais, simbolizando a expansão da consciência. Como professor, médico e sanitarista dos deuses e dos mortais, procura estabelecer a importância de uma consciência ecológica, a preocupação com a saúde pública, com a identificação dos fatores que poderiam causar doenças e como cura-las. (Fonte: ABES)