Esgoto > Esgoto Joaçaba e Herval D'Oeste

O Tratamento de Esgoto é feito através de lagoas de estabilização que são sistemas de tratamento biológico em que a estabilização da matéria orgânica é realizada pela oxidação bacteriológica (oxidação aeróbia ou fermentação anaeróbia) e/ou redução fotossintética das algas. De acordo com a forma predominante pela qual se dá a estabilização da matéria orgânica a ser tratada, as lagoas de estabilização de tratamento se classificam em: Facultativas: nas quais ocorrem, simultaneamente, processos de fermentação anaeróbia, oxidação aeróbia e redução fotossintética, uma zona anaeróbia de atividade bêntica é sobreposta por uma zona aeróbia de atividade biológica próxima a superfície.

Esses processos biológicos, reproduzem de certa maneira, em um corpo d’água após o lançamento de dejetos. No corpo d’água a matéria orgânica é convertida em produtos mineralizados inertes por mecanismos puramente naturais, caracterizando assim o chamado fenômeno de autodepuração. Os principais organismos envolvidos no tratamento dos esgotos são: bactérias, protozoários, fungos, algas e vermes. Destes, as bactérias são, sem dúvida, os mais importantes na estabilização da matéria orgânica.

O Tratamento de esgoto de Joaçaba e Herval D’Oeste é através de lagoas com processo biológico, as bactérias consomem a matéria orgânica, necessitando do esgoto e do oxigênio para que se faça a purificação da matéria e só restando água limpa. Esse processo é acompanhado por analises periódicas e para que esse processo funcione a quantidade de bactérias e a quantidade de esgoto precisa ser equilibrada. O líquido final é lançado no rio e sua purificação é e deve ser maior que a purificação oferecida pelo rio.

 


Imagens