2012 - Troféu Bronze no Prêmio Catarinense de Excelência

SIMAE conquista o troféu bronze no nível II 500 pontos no Prêmio Catarinense de Excelência

O SIMAE, desde 1971, vem trabalhando e evoluindo para atingir níveis sustentáveis na infraestrutura, bem como no seu sistema de gestão.

Nesta caminhada, obstáculos foram superados e outros devem ser vencidos. Para isso, parcerias com o poder público, a sociedade e o empenho dos servidores constituem-se como um dos fatores críticos para o sucesso e reconhecimento do SIMAE.

Para a evolução da sua gestão, o SIMAE adotou em 2006 os critérios e fundamentos de excelência da Fundação Nacional da Qualidade, modelo de gestão reconhecido mundialmente (World Class) e disseminado por organização governamentais (GesPública) e não governamentais (Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) e Prêmio Catarinense de Excelência (PCE), entre outras.

As práticas de gestão são avaliadas segundo os critérios de excelência, preconizados pela Fundação Nacional da Qualidade, definidos em guia e que serve de base para elaboração do relatório de gestão. Os critérios são: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.

O SIMAE submeteu seu sistema de gestão à avaliações, das quais foram obtidos os seguintes reconhecimentos: PNQS Nível I Troféu Quíron Bronze (2008), GesPública Nível 2 Certificado (2009); PCE Nível I Placa Bronze (2009), PNQS Nível II Certificado de avanço para a excelência da gestão (2010).

Em 2012, mais uma vez, o SIMAE submeteu-se à avaliação externa por meio do Relatório de Gestão com as práticas da autarquia e recebimento de visita. A visita foi realizada por uma equipe de cinco examinadores designados pelo Movimento Catarinense para a Excelência (MCE), instituição promotora do PCE, a qual verificou a aderência das práticas de gestão do SIMAE aos requisitos do Nível II 500 pontos, “Rumo a Excelência da Gestão”.

No dia 27 de julho de 2012 o MCE, com sede em Florianópolis e gestora do Prêmio Catarinense de Excelência, anunciou a conquista do prêmio pelo SIMAE.

O SIMAE de Joaçaba, Herval d´Oeste e Luzerna é o primeiro Serviço Público de Água e Esgoto a conquistar este prêmio no Estado de Santa Catarina. A cerimônia de entrega da premiação foi realizada no dia 15 de agosto de 2012 em Florianópolis-SC.

“Agradecemos à todos os parceiros que contribuíram para a melhoria da gestão, dos quais destaco: a FUNASA e às administrações municipais de Joaçaba, Herval d’oeste e Luzerna, desde 1968 até os dias atuais; a UNOESC, SENAI e ASSEMAE, especialmente aos Consultores e a todos os Servidores do SIMAE, do presente e do passado.

Com a adesão ao sistema de melhoria contínua todos ganham: a população que recebe serviços eficazes, com a garantia da qualidade, quantidade e continuidade no abastecimento de água, coleta, tratamento e destino adequado do esgoto sanitário; as prefeituras que instituíram o SIMAE, por ter uma autarquia certificada; os servidores do SIMAE, por comporem uma organização preocupada com sua qualificação, saúde, segurança e remuneração justa.” Elisabet M. Zanela Sartori – Diretora Presidente.