Simae assina contrato de financiamento para obra da Estação De Tratamento De Água - ETA

Publicado em: 12/09/2019 00:00

O financiamento no valor de R$ 5,9 milhões, recursos oriundos do Programa Avançar Cidades – Saneamento, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), será destinado à obra de ampliação e reforma da Estação de Tratamento de Água do Simae, que abastece os municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna. Para a obra, que já se encontra em fase de execução desde dezembro de 2018 com prazo de 24 meses para conclusão, haverá uma contrapartida financeira do Simae da ordem de R$ 8,3 milhões.
O contrato de financiamento foi firmado com a CAIXA e assinado nesta quinta-feira (12) às 13h30 no auditório da Prefeitura de Joaçaba com a presença do prefeito e vice de Joaçaba, Dioclésio Ragnini e Jucelino Ferraz; prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann, vice-prefeito de Herval d’Oeste, Mauro Martini; e do Diretor-Presidente do Simae, Paulo Cesar Lamin. Pela CAIXA participaram o Superintendente Regional, Ruben Valter Grams, o gerente geral da agência de Joaçaba, Leandro Luiz Doss Damo, além de representantes da gerência executiva de governo, com sede em Chapecó.
A obra de reforma da Estação de Tratamento de Água do Simae custará R$ 14,2 milhões e visa ampliar a capacidade de tratamento para um horizonte de 30 anos, automatizar os processos, bem como construir uma unidade de tratamento para os resíduos gerados ao longo do processo de tratamento, mitigando os impactos ambientais causados pela atividade.
Ainda, segundo Paulo Cesar Lamin, “a obra inicialmente havia sido concebida para ser executada com recursos próprios do Simae, contudo, com a obtenção do financiamento, viabiliza recursos própriospara a reforma das Estações de Tratamento de Esgoto operadas pela autarquia, as quais também carecem de ampliação e modernização”, pontuou.