22 de Março - Dia Mundial da Água - Uma data que merece ser comemorada

 

Publicado em: 22/03/2020 00:00

Whatsapp

 

Desde 1993, o Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março. O dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas- ONU com o objetivo de alertar às pessoas sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. A cada ano, um tema é abordado para reflexão e conscientização dos governantes e cidadãos, acerca do uso consciente desse recurso natural.

Neste ano, o tema escolhido pela ONU foi “Água e mudanças climáticas”, conforme informações da Organização, nos últimos meses a comunidade científica disparou o alarme sobre a crise na biodiversidade e a emergência climática. Os cientistas e a maioria dos governos concordam que o mundo está enfrentando uma crise ambiental sem precedentes, com um grande número de espécies à beira da extinção enquanto as temperaturas globais continuam aumentando.

O Simae está constantemente promovendo divulgações sobre o uso consciente da água. “Um dos nossos valores é trabalharmos com responsabilidade socioambiental, ou seja, respeitamos o meio ambiente e estamos buscando cada vez mais políticas sustentáveis para fazermos a nossa parte. Nos últimos anos temos realizado investimentos constantes visando tanto a melhoria do sistema de abastecimento de água, quanto a ampliação do esgotamento sanitário”, reforçou o Diretor-Presidente da autarquia, Paulo Cesar Lamin.

Diante da importância da água para todos os seres vivos, é essencial que cada cidadão esteja engajado para a conservação dos recursos hídricos, pois embora a água seja um recurso natural renovável, a água própria para consumo pode esgotar-se. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se que mais um bilhão de pessoas no mundo não tem acesso a um sistema de abastecimento de água adequado, por isso é essencial que todos busquem maneiras de utilizar esse recurso de forma racional.