Simae comemora 50 anos

Publicado em: 12/02/2021 16:57

Simae comemora 50 anos

Simae 50 anos

Confira a trajetória e conquistas ao longo deste meio século de trabalho

O ano de 2021 marca o cinquentenário do Simae, autarquia responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário dos municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna.
A trajetória iniciou em 1968, quando as prefeituras dos municípios de Joaçaba e Herval d’Oeste, firmaram parceria, junto ao Governo Federal, para implantação de sistema público de abastecimento de água. Esta parceria veio através da Fundação de Serviços de Saúde Pública (FSESP), hoje Fundação Nacional da Saúde (Funasa), que disponibilizou corpo técnico para elaboração dos projetos de captação de água bruta, tratamento e distribuição de água tratada.
A execução dos projetos demandou contratação de pessoal técnico para escavações, obras do poço da captação, construção da estação de tratamento, elevatórias, reservatórios, valas para assentamento de adutoras de água bruta e tratada. Na época tais atividades foram desenvolvidas com pás e picaretas e a terra retirada com carrinhos de mão. Os recursos, para os investimentos iniciais, vieram através das próprias prefeituras e de empréstimos obtidos junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
A inauguração aconteceu três anos mais tarde, no dia 13 de fevereiro de 1971. Nesse dia, o sistema de abastecimento de água já tinha capacidade para disponibilizar 14.420.000 litros mensais de água tratada à população. No início das atividades o Simae contava com 271 ligações domiciliares e 470 economias, o que abastecia aproximadamente 1.645 habitantes em Joaçaba e Herval d’Oeste.
O Simae, ao longo da história, conta com pessoas empenhadas e comprometidas na busca da prestação de serviços para melhor atender a população dos municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna.

Desafios durante a trajetória

As dificuldades, ao longo destes anos iniciais, foram muitas. Para realizar os reparos de ligações domiciliares e redes de abastecimento eram utilizadas bicicletas que transportavam além das pessoas, as ferramentas e conexões para reparos. A leitura do hidrômetro (relógio, como é popularmente conhecido) era feita manualmente e as faturas datilografadas. As condições de trabalho eram bastante penosas e devido à falta de equipamentos as atividades eram lentas, mas todo o trabalho foi realizado com muito amor e dedicação.
A parceria com a Funasa, na gestão do Simae, foi encerrada em 1997, restando apenas convênio de orientação técnica e desde então a administração é exercida por servidor efetivo da autarquia. No ano 2000 o município de Luzerna integrou-se ao sistema operado pelo Simae.

Infraestrutura atual

Apesar dos desafios enfrentados, os 50 anos são marcados pelos investimentos e melhoria contínua na prestação dos serviços. Em 1991, o Simae deu início ao funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto- ETE de Herval d’Oeste, coletando o esgoto das áreas urbanas de Joaçaba e Herval d’Oeste. Em Luzerna foi em 2005.
Atualmente 100 % da população urbana é atendida com água tratada e 70,41% com esgotamento sanitário. As ligações de água domiciliares cresceram de 271 para 16.140 e as economias de 470 para 22.654 na atualidade e a demanda de água tratada atual é de 394.328.000 litros/mês. Atualmente as redes de distribuição de água possuem 371 km de extensão na área urbana e 80 km na área rural. O esgotamento sanitário conta com 188 km de rede coletora e 15.943 economias.
Hoje o Simae dispõe de 33 reservatórios com capacidade para armazenar 10 milhões de litros de água tratada. O relevo acidentado dos três municípios é o principal responsável pela existência de 32 conjuntos motobomba que operam para fazer chegar água nos pontos mais altos. Além disso, o sistema conta com equipamentos de última geração para regular as pressões mantendo-as em níveis suportáveis para as tubulações. Aliado a tudo isto o Simae tem se modernizado ao longo destes anos implantando sistema de macromedição para medir a produção de água tratada, sistema de micromedição para cobrança justa da água consumida, sistema de monitoramento via telessupervisão para controlar seus reservatórios, macromedidores, conjuntos motobomba e monitoramento dos parâmetros de tratamento de água.

Referência a nível nacional

O Simae dispõe de Programa de Redução e Controle de Perdas e Uso Eficiente da Água, de atividades de Eficientização do Consumo de Energia Elétrica e de um Programa de Gestão da Qualidade objetivando melhorar constantemente as práticas de gestão e consequentemente os serviços prestados à população.
Tais práticas de gestão permitem que o Simae se nivele com outras empresas de saneamento (municipais e estaduais) e inclusive concorra a prêmios de reconhecimento como resultado das práticas estabelecidas. Assim em 2008, o Simae conquistou o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS 250 pontos), em 2009 o Prêmio Catarinense de Excelência (PCE 250 pontos) e o reconhecimento do GesPública, em 2010 conquistou o Certificado de Participação Especial (PNQS 500 pontos)  e em 2012, conquistou o troféu bronze no Prêmio Catarinense de Excelência (PCE 500 pontos).
O Simae é conhecido e respeitado no estado e no país e recebe visitas de empresas de saneamento, de empresas particulares e de outros órgãos governamentais que vêm conhecer a tecnologia que vem sendo utilizada.
No ano em que completa 50 anos, o Simae sente-se honrado pelas conquistas recebidas por todo trabalho executado, mesmo com as dificuldades que encontra pelo caminho, empenha-se para sustentar sua razão de existir: MELHORAR CONSTANTEMENTE PARA ATENDER COM QUALIDADE SEUS USUÁRIOS.