SIMAE COMPLETA 49 ANOS DE HISTÓRIA MARCADA POR DESAFIOS E SUCESSOS

 

Publicado em: 14/02/2020 00:00

Whatsapp

 

O dia 13 de fevereiro de 2020 é a data que marca os 49 anos de existência do Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto –Simae e consequentemente da prestação de serviços à população dos municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna. A autarquia tem sob sua inteira responsabilidade a concepção, o planejamento e execução de atividades de importância fundamental para a saúde pública: o abastecimento com água tratada e o esgotamento sanitário.
A data da inauguração do Simae (13 de fevereiro de 1971) a cerimônia oficial foi considerada um marco para a população destes municípios, uma vez que até então os moradores utilizavam água de fontes, poços e rios sem nenhum tipo de tratamento e no esgotamento sanitário apenas se dispunha o esgoto gerado em fossas (quando existentes).
As leis n.° 342/1968 (da Prefeitura Municipal de Herval d’Oeste) e n.° 520/1968 (da Prefeitura Municipal de Joaçaba) determinaram a criação da autarquia e dispunham sobre as atribuições e responsabilidades da mesma e ainda assim previam a implantação de três elevatórias de água bruta e tratada (estrutura com abrigo de alvenaria, conjuntos motor bomba e equipamentos elétricos de acionamento dos mesmos) e um reservatório. Esta estrutura permitiria distribuir água tratada para atender aproximadamente 400 economias de água (unidades consumidoras) nos municípios de Joaçaba e Herval d’Oeste. A integração do sistema com o município de Luzerna veio anos mais tarde, em 27 de novembro de 2000 após a emancipação.
A atualidade mostra que o Simae atende 22.202 economias de água e 15.534 economias de esgoto nos três municípios de atuação. A infraestrutura básica para a execução deste atendimento está constituída por 346.220 metros lineares de redes de adução e distribuição de água e 154.718 metros lineares de redes coletoras de esgoto; 19 elevatórias de água tratada; 23 reservatórios de água tratada e 20 elevatórias de esgoto. A área rural, constituída por 11 sistemas isolados, dispõe (em sua infraestrutura) de 71.613 metros lineares de rede de água bruta e tratada; 11 elevatórias e 11 reservatórios de água tratada.
Conforme ressaltou o Diretor-Presidente do Simae, Paulo Cesar Lamin, “muitos foram os investimentos necessários para promover a implantação, ampliação e melhorias dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos três municípios”.
A avaliação resumida permite concluir que entre os anos de 2004 e 2019 tais investimentos ultrapassaram o montante dos R$ 47 milhões e todo este recurso foi aplicado na implantação de novas redes coletoras de esgoto (em se tratando do sistema de esgotamento sanitário); e na aquisição de equipamentos altamente eficientes (conjuntos motor bomba e acionamento elétrico); de válvulas para setorização, redução de pressões e automação, de macromedidores e micromedidores (hidrômetros) para redução e controle das perdas; na readequação (substituição) de redes de distribuição de água; na adequação do sistema de reservação de água tratada (aquisição de novos reservatórios que substituíram unidades em estado de obsolescência e que promoviam perdas de água tratada); na readequação e implementação de melhorias da infraestrutura dos sistemas isolados de abastecimento de água; nas reformas da estação de tratamento de água (readequações na capacidade de tratamento e automação); na implantação de sistema de telesupervisão possibilitando o acompanhamento e operação (em tempo real) dos parâmetros de funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, incluindo-se aqui: controle de níveis de reservatórios, controle da operação de conjuntos motor bomba, controle da vazão e volume de água produzido e entregue à população (sistema de macromedição), entre outros.
O Simae teve acesso, além dos investimentos com recursos próprios no sistema de esgotamento sanitário, a recursos do governo federal e a somatória destes culminou com avanço na cobertura do atendimento ao esgotamento sanitário nos três municípios. Em dezembro de 2004 a cobertura nos três municípios somava 23,4 % e no ano de 2019 este valor saltou para 76,6 %, o que significa um aumento da ordem de 327 % na cobertura do esgotamento sanitário nos sistemas operados pelo Simae.
O Diretor-Presidente do Simae tem enfatizado em seus pronunciamentos que ao longo destes 49 anos a autarquia enfrentou inúmeros desafios, mas com dedicação, garra e empenho os obstáculos foram gradativamente superados, pelo compromisso de ofertar produtos que têm atuação direta na manutenção da saúde e na promoção do conforto dos usuários da autarquia.
“Temos a ciência dos transtornos ocorridos nas vias públicas para a realização de reparos em redes de abastecimento e/ou implantação de novas, porém tais incômodos são necessários para que seja possível dar continuidade e promover melhorias nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, acrescentou.

“A busca pela excelência na gestão”
As últimas décadas ficaram marcadas pelo desenvolvimento e implantação de muitos projetos com este objetivo e entre estes é possível destacar: programa de redução e controle de perdas e uso eficiente da água e energia elétrica; projeto de controle da qualidade de materiais e equipamentos para saneamento; projeto de cadastro (georreferenciado) técnico informatizado dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário; programa de segurança da água; pesquisas de satisfação dos usuários do Simae; pesquisas de clima organizacional; adoção do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) que levou o Simae a ser premiado em nível nacional (PNQS) e estadual (PCE).
Atualmente, outras ações estão sendo executadas, como por exemplo: contratação de projeto para análise e estudo da ampliação e reforma das duas estações de tratamento de esgoto (ETE) em Herval d’ Oeste e Luzerna; construção de novo reservatório para atender ao setor do bairro Nossa Senhora de Fátima em Herval d’ Oeste; implantação e substituição de redes de distribuição de água e implantação de redes coletoras de esgoto nos três municípios operados pelo Simae.
A saúde pública é uma das imensas responsabilidades que o corpo administrativo e técnico do Simae tem em suas mãos, mas ainda assim existe na autarquia uma busca incessante pela excelência contínua nos produtos e processos oferecidos: “Toda a história do Simae foi marcada pela atuação de pessoas com visão empreendedora, muita capacidade técnica e coragem para procurar e implantar soluções inovadoras tendo como objetivo melhorar a eficiência e a eficácia dos produtos e serviços, quebrando paradigmas de órgão público. As adversidades que constantemente são enfrentadas fortalecem a autarquia na busca de soluções ágeis e eficientes, com trabalho sério e dedicação”, pontuou o Diretor-Presidente.
Para conhecer mais sobre a história e trabalho desenvolvido pelo Simae, o usuário pode acessar ao site, ou redes sociais (Simae.jhl). Além disso, a autarquia utiliza os veículos de comunicação para dispor informações aos usuários com o objetivo de conscientizar a população da necessidade da preservação do meio ambiente e do uso racional da água.


Imagens