Simae possui uma das menores tarifas de água do Estado de Santa Catarina

Publicado em: 28/11/2019 00:00

Na última segunda-feira (18), a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae divulgou resultados de um estudo de comparação das tarifas de água praticadas pelos prestadores de serviço de abastecimento do Brasil.
O estudo apurou a tarifa de água de 4.187 municípios brasileiros e concluiu que as tarifas de água adotadas por companhias privadas são mais caras, quando comparadas aos valores praticados por serviços municipais e companhias estaduais de saneamento. As dez tarifas de água mais caras do país, na categoria residencial por 10m³, vão de R$ 61,00 a R$ 94,90 e são cobradas em 328 municípios, de acordo com a Assemae.
No âmbito do Estado de Santa Catarina, o levantamento apurou a tarifa de 220 dos 295 municípios catarinenses. O Simae de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna é destaque, pois possui uma das menores tarifas de água do Estado. O estudo tarifário considerou os valores praticados pelos prestadores de serviço de abastecimento de água para os volumes de 10, 15, 20, 30, 40 e 50m³. Em todas as faixas de consumo o Simae se destaca, evidenciando a distribuição igualitária dos preços praticados.
Confira na imagem as faixas de consumo, preços praticados pelo Simae e o ranking tarifário em que a autarquia está posicionada no Estado de Santa Catarina, segundo o levantamento.
Conforme ressaltou o Diretor-Presidente do Simae, Paulo Cesar Lamin, este estudo reafirma o compromisso do Simae com uma prestação de serviço de qualidade com preço justo.
“Sabemos que em decorrência do relevo altamente sinuoso da nossa região o custo, em especial com a energia elétrica, é muito elevado para fornecer água para toda a população que hoje é abastecida. A constatação da prática de uma tarifa baixa evidencia a eficiência na prestação de serviço do Simae de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, algo que já foi reconhecido em momentos anteriores com a conquista de prêmios estadual e até nacional de eficiência da gestão”, enfatizou.
Para maiores informações sobre o estudo, acesse: http://www.assemae.org.br/noticias/item/5424-tarifas-de-companhias-privadas-sao-mais-caras-diz-estudo-da-assemae