Simae presente no 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae

 

Publicado em: 22/05/2019 00:00

Whatsapp

 

Evento reafirmou o compromisso dos serviços municipais com a gestão pública de qualidade no setor de saneamento básico
O Congresso Nacional de Saneamento da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) é um evento anual, e em maio de 2019, reuniu mais de 1.800 participantes em Cuiabá (MT), debatendo o tema central “Os Novos Desafios para a Gestão do Saneamento”. O Simae (Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto) de Joaçaba, Herval d´Oeste e Luzerna,esteve representado pelo diretor-presidente, Paulo Cesar Lamin.“Esses encontros visam promover a troca de experiências entre os serviços públicos municipais, discutir as políticas públicas da área do saneamento e conhecer novas tecnologias”, destacou o diretor-presidente. 
A programação contou com três painéis principais, 16 mesas redondas e um seminário jurídico, incluindo a contribuição de quase 100 especialistas convidados, entre eles o diretor presidente do Simae. Foram temas discutidos: regulação, gestão integrada do saneamento, controle de perdas, saneamento rural, qualidade da água, governança, acesso a recursos, gestão de resíduos sólidos e salubridade ambiental. 
A gestão integrada do saneamento foi tema da mesa redonda, que contou com o Simae e representantes do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (RS), Águas do Pantanal (MT), Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal (SP). “Nosso objetivo foi levar aos participantesum case da gestão integrada e regionalizada que praticamos no Simae. Um dos focos do debate foi à criação de instituições regionalizadas que tem como objetivo reduzir custos e potencializar investimentos na área de saneamento”, concluiu o diretor-presidente. 

Saiba mais 
A Assemae é uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 1984. A Entidade busca o fortalecimento e o desenvolvimento da capacidade administrativa, técnica e financeira dos serviços municipais de saneamento responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos e drenagem urbana.
Como documento final do Congresso, a Assembleia Geral da Assemae aprovou a “Carta de Cuiabá”, que confirma o posicionamento da entidade frente à Medida Provisória 868/2018. O documento assegura que a Assemae continuará atuando fortemente em favor do municipalismo autônomo nos rumos do saneamento básico, assim como da gestão pública de qualidade.