Atendimento:

(49) 3551-8200

Horário de atendimento:

Manhã: 07h30 às 11h30 Tarde: 13h00 às 17h30

Plantão Noturno (17h30 as 07h30)

Finais de semana e Feriados. (49) 3551 8200

Serviços - Tipos de Serviços

Quando necessitar de serviços tipo:

- Aferição de hidrômetro, Desentupimento de fossa, Mudança de ligação, Desligamento definitivo, Desligamento temporário, Renovação para desligamento temporário, Religação de Desligamento Temporário, Alteração de economias para Tarifa Social, Alteração de economias para Comercial II, Alteração nome de proprietário e morador, Extensão de rede água e esgoto e Ligação de água e esgoto, será necessário se deslocar ao atendimento ao público, para assinar o requerimento do serviço desejado.

Documentos necessários para solicitar os serviços:

- Desligamento definitivo: É obrigado o comparecimento do responsável pelo imóvel mediante documentação comprobatória ou outra pessoa munida de procuração ou autorização por escrito do proprietário para ser seu representante. As faturas devem estar todas quitadas

- Desligamento temporário e renovação: o desligamento deve ser solicitado pelo proprietário mediante quitação das faturas. O desligamento temporário tem validade de 6 meses podendo ser renovado para mais 6 meses mediante requerimento assinado no balcão de atendimento.

- Alteração de economias para Tarifa Social:
I Ter renda familiar de até dois salários mínimos vigentes;
II Ser morador de habitação com área útil construída de até 70 m² (setenta metros quadrados), por unidade residencial familiar e não possuir outro imóvel residencial;
III Atender aos seguintes parâmetros para o cadastramento:
a. estar adimplente com o SIMAE; caso contrário, promover acordo para o pagamento dos débitos;
b. comprovar, a cada ano, junto ao órgão competente do SIMAE, o enquadramento nos requisitos previstos para a obtenção do benefício da Tarifa Residencial Social, sob pena de ser desabilitado automaticamente;
c. os usuários cujas ligações acusarem fraude de qualquer natureza, perderão o cadastramento na tarifa de que trata este Decreto, além das sanções previstas nas normas e regulamentos da autarquia.
IV Procedimentos para o cadastramento:
a. assinar Termo de Compromisso junto à autarquia, anexando documentos atualizados, que comprovem a renda dos membros da família e declaração nominal indicando aqueles com idade superior a quatorze anos e que se encontrem na condição de desempregados;
b. declaração do setor de IPTU do Município, de que não possua mais de um imóvel residencial;
c. vistoria no local, procedida pela autarquia, a fim da conferência das declarações do interessado.

- Alteração de economias para Comercial II (pequenos comércios e prestadores de serviços):
a) Ocupar imóvel com área não superior a 70 m²;
b) Ter o imóvel, no máximo 2 (dois) banheiros;
c) Requerer junto a Autarquia o enquadramento na Tarifa Comercial II, comprovando os requisitos das letras "a" e "b" anteriores

- Alteração nome de proprietário e morador: Para fazer alteração de titular da fatura de água é necessário o proprietário do imóvel comparecer ao atendimento ao público, com a escritura do imóvel ou contrato compra e venda registrado em cartório, RG, CPF e uma fatura de água, caso o proprietário não possa o mesmo poderá encaminhar outra pessoa com procuração e os demais documentos descritos acima. Para alterar o nome do morador/inquilino: o morador poderá fazê-lo, tendo em mãos contrato de locação do imóvel reconhecido firma por ambas as partes mais RG, CPF e uma fatura de água. Também será aceito a alteração do morador, quando feita pelo proprietário sem contrato de locação apenas com os documentos pessoais do morador.

- Para solicitar ligação nova de água:
- Escritura do imóvel ou contrato de compra e venda reconhecida firma;
- Se o terreno for da prefeitura deverá trazer autorização;
- Fatura de água do vizinho mais próximo para cadastrar a localização da ligação;
- Carnê de IPTU do terreno a ser executada a ligação;
- Alvará de construção (se estiver ou for construir);
- Identidade e CPF;
- Se o solicitante da ligação não for o proprietário trazer escritura e autorização reconhecida em cartório pelo proprietário;
*Para ligação de esgoto se existir ligação de água deverá trazer apenas uma fatura.

- Para solicitar extensão de rede de água: Deverá trazer escritura do imóvel ou contrato de compra e venda reconhecida firma; mapa do terreno para localização mais RG, CPF ou CNPJ (caso seja pessoa jurídica).

* Os custos para execução dos serviços acima relacionados estão disponíveis a partir da Tabela Tarifária Vigente

* Para os demais serviços como conserto ou vazamentos na rede entre outros o usuário poderá entrar em contato pelo telefone 3551 8200.

Atendimento Comercial

(49) 3551 8200 ou 115

Horário de atendimento:

Manhã: 07h30 às 11h30 Tarde: 13h00 às 17h30

Plantão Noturno (17:30 as 07:30), Finais de semana e Feriados

(49) 3551 8200 ou 115

SIMAE

Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto

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Rua Tiradentes, 123 - Centro | Joaçaba - SC